top of page

5 passos para criar seu projeto gráfico editorial do zero

Atualizado: 8 de nov. de 2023

Toda obra gráfica nasce para dar um tratamento profissional, de forma e de conteúdo, a uma mensagem que merece ser lida.


Você, provavelmente, já sabe qual mensagem quer transmitir, mas ainda tem dúvidas de como colocar o projeto no mundo.


O Estúdio Gogó mostra a você como criar seu projeto gráfico editorial do zero. Vem com a gente!




Respiro Estúdio Gogó, para indicar quanto falta de leitura



O que é um projeto gráfico editorial?


O objetivo central do projeto gráfico editorial é planejar e executar a convergência perfeita entre conteúdo rico e estratégico com design autoral e profissional.


Assim, o projeto gráfico editorial é como um super kit de ferramentas e de habilidades. Designers e escritores vão reunir esse kit para trabalhar em conjunto e transformar palavras e imagens em uma publicação de impacto.


Planejamento, pesquisa e definição de público, elaboração do guia de identidade visual e linguística, entrevistas e redação do conteúdo, revisão e outras etapas montam um plano completo.


Todo esse trabalho tem o objetivo de criar um projeto gráfico editorial de sucesso, com aquele toque mágico que faz os olhos dos leitores brilharem a cada página.


A estrutura completa do projeto - da conceituação à publicação - pode ser aplicada a qualquer formato e perfil de conteúdo.


Revistas digitais, relatórios anuais ou materiais promocionais, até mesmo de livros educacionais e infantis precisam de planejamento e estratégia.


Contudo, é preciso compreender a abrangência do planejamento estratégico e da execução profissional do seu projeto. Vamos aos detalhes de cada etapa!



Projeto gráfico jornal universitário


Etapas para criar projeto gráfico editorial


Passo 1: Conceito e Público-alvo - Preparando o terreno criativo

Muitos autores e marcas têm uma ideia, uma faísca de criatividade, mas não sabem como transformá-la em realidade.


Por isso, a primeira etapa é sobre transformar ideias em direcionamentos objetivos para o projeto.


Nesta fase, criamos um briefing detalhado da necessidade do cliente, levantamos as informações sobre o seu público-alvo, definimos qual será o tom da sua publicação e o que irá fazer o design e o conteúdo se destacarem entre a multidão de conteúdos entediantes.


Passo 2: Guia de Identidade Visual e Linguístico - Traçando o roteiro!

Com o briefing em mãos, conseguimos estabelecer qual é o direcionamento visual e linguístico do projeto gráfico editorial.


O trabalho criativo precisa de estratégia para alcançar seus objetivos. Nesta etapa, todos os elementos visuais do projeto serão estabelecidos: layout; cores (paleta da marca ou do autor); tipografia (as fontes que serão utilizadas); infografia (recursos gráficos que vão compor as páginas do projeto) e mais.


O conteúdo deve ser criado a partir de diretrizes estratégicas para uma linguagem apropriada ao público.


Por isso, vamos definir as escolhas de palavras, universo semântico, variações de tons de voz, construções de frases e até as referências culturais que podem compor o projeto.


Passo 3: Criando o Projeto Gráfico Editorial - Criatividade Fluindo

Com seu plano em mãos, é hora de dar vida ao seu projeto gráfico editorial!


Cada projeto tem suas especificidades e cabe à equipe criativa alcançar o melhor entrosamento para o projeto gráfico editorial ganhar design e conteúdo magnéticos.


Passo 4: Revisão - Detalhes, Detalhes, Detalhes!

Agora é hora dos detetives das falhas entrarem em ação.


Nesta etapa, é preciso verificar todos os detalhes do projeto: gramática, layout, alinhamento, paginação, sumário (se houver) etc.


A revisão é a lapidação da sua obra.


Passo 5: Finalização - A hora de brilhar

Você está quase lá!


A finalização do projeto exige muito conhecimento técnico. Se a obra for distribuída digitalmente, é preciso que a versão final do projeto gráfico editorial tenha alta resolução e ainda assim seja de fácil acesso via download ou upload em leitores digitais.


Já quando se trata do formato adequado para impressão, o cuidado técnico é ainda mais importante.


O arquivo deve conter configurações de cores para uma impressão fiel ao arquivo, marcas de corte indicando o tamanho da impressão, perfil de cores como CMYK ou Pantone, e outras especificidades.


Parabéns, agora é só distribuir sua mensagem pelo mundo.



Respiro Estúdio Gogó, para indicar quanto falta de leitura


Quer dar voz às suas ideias e criar um projeto gráfico editorial à altura dos seus objetivos?



23 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page